Início > Comida, Curiosidade > Descubra quais os prazos de validade de alimentos variados

Descubra quais os prazos de validade de alimentos variados


Fonte: Site Terra

Camila Gomes e Juliana Crem

O congelamento de alimentos é um processo simples e que torna a vida muito mais fácil. Com o dia a dia corrido de atualmente, tudo que puder facilitar a vida é sempre bem-vindo. Mas o congelamento, além de requerer técnicas e organização, para que nenhum alimento seja perdido ou estragado, também tem prazo de validade variável, de acordo com o tipo de ingrediente utilizado e o método de preparo. Para desvendar os mistérios do congelamento, o Terra conversou com dois profissionais experientes no assunto: o chef Arturo Frank, do Fulana, e Dalva Franco Zanforlin, do Centro Técnico de Culinária Trem da Alegria.

 

”Os alimentos devem estar sempre limpos e ser de boa qualidade. Eles devem ser dispostos em embalagens apropriadas, como potes plásticos ou de vidro ou sacos plásticos próprios, preferencialmente retirando o ar do invólucro”, ensinou Arturo, que recomenda que os alimentos sejam congelados por, no máximo, três meses.

 

Dalva dá aulas sobre o assunto e contou que alimentos com muito amido não devem ser congelados, por soltarem muita água. “Na hora de descongelar, o ideal é que o processo seja feito na geladeira sempre, porque fungos e bactérias se proliferam muito rapidamente se o processo de degelo não acontecer sob refrigeração. Além disso, uma vez descongelado o alimento não pode voltar ao freezer”, ensinou.

 

Confira as dicas dos dois profissionais quanto a prazos e alimentos. Se quiser saber mais sobre o assunto, contate os profissionais:
– Arturo Frank, do restaurante Fulana: (11) 2283-6575.
– Dalva Franco Zanforlin, do Centro Técnico de Culinária Trem da Alegria: (11) 2917-2568/2917-3695.

Fotos: Getty Images

Carnes

Antes de congelá-las é preciso separar o que não será consumido, como a gordura. Segundo o chef do restaurante Fulana, carne bovina crua podem ficar 12 meses no congelador, enquanto a suína, apenas seis meses. Se a carne for moída, seu tempo de congelamento reduz para até quatro meses.

Carnes prontas

Carnes prontas têm validade variável entre oito e 12 meses, segundo Arturo Frank. Se o preparado for à milanesa, que é empanado e frito, então o tempo de freezer reduz para três meses.

Aves

Há diferença no tempo de congelamento de aves inteiras e aves cortadas em pedaços. No primeiro caso, elas podem ficar até oito meses no congelador. No segundo, até um ano.

Camarão e lagosta

Arturo Frank contou que o camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer.

Legumes

Os legumes possuem diferentes tempos de congelamento, segundo Arturo Frank. Aspargos, palmitos e alcachofras podem ficar congelados por oito meses; berinjela, cenoura e brócolis, por dez meses. “As hortaliças devem passar por um processo de branqueamento antes de serem congeladas. Este processo consiste em lavá-las, retirando as partes estragadas e depois dar um choque térmico, passando-as na água quente rapidamente e pela água fria”, ensinou o che

Lasanha

De maneira genérica, sem levar em consideração os recheios e molhos, as lasanhas podem ser congeladas por até três meses, segundo ensinou o chef do restaurante Fulana.

Pães e pães doces

Segundo Dalva, os pães podem ser congelados, mesmo que sejam recheados, por um período de 45 dias. “O sabor se acentua quando descongelado e ele fica melhor do que quando consumimos no mesmo dia do preparo. O congelamento acentua o sabor e mantém a umidade, deixando a massa fofa na medida certa”, descreveu.

Frutas frescas

Nenhuma fruta deve ser congelada crua. Além de mudar de cor, quando descongela elas apresentam uma outra textura, mais amolecida, porque o gelo dá uma cozida nelas”, ensinou Dalva Franco Zanforlin, que recomenda o consumo de alimentos congelados, depois do degelo, em até cinco dias.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: